segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Realidade Aumentada..


O Homem sempre teve necessidade de expressar a sua imaginação, a sua forma de ver o mundo e os avanços tecnológicos permitiram dar-lhe mais ferramentas para se exprimir.
Há mais de 30 anos que os vídeo jogos nos vem entretendo e potencializando a interação entre computador e utilizador e com a evolução da capacidade gráfica do computador os jogos (e não só) quase ultrapassam as barreiras do real.
Esta evolução tem levado assim, os investigadores a criarem gráficos que saem do computador e do televisor para ambientes do mundo real. Esta nova tecnologia mistura o que é real com imagens geradas pelo computador, acrescenta gráficos, sons e até cheiros.
A esta nova tecnologia deu-se o nome de realidade virtual que é um conjunto de meios onde há um controlo entre o utilizador e um programa ou sistema operacional que permite a movimentação e a interação de elementos reais em tempo real em ambientes tridimensionais. Esta pode ainda ser aumentada pela estimulação de mais sentidos do utilizador.
A realidade virtual permite a visualização de algo material, ao vivo, direta ou indiretamente do mundo real cujos elementos como som, vídeo ou gráficos são aumentados por sensores gerados por computador.
Como resultado, há uma melhor percepção da realidade criada por estas funções tecnológicas. Em oposição, a realidade virtual substitui o mundo real com uma simulação criando assim a Realidade Aumentada.
Na realidade aumentada predomina o ambiente real enriquecido por elementos virtuais (textos, imagens, outros objetos), em tempo real com auxilio de um dispositivo tecnológico.
É a fusão de dois mundos, real e virtual aplicando os sentidos humanos.
O aumento é convencionalmente em tempo real e num contexto semântico com elementos ambientais. Com a ajuda dos avanços da tecnologia de RA ( é o caso da visão computadorizada e do reconhecimento de objetos) a informação sobre o mundo real circundante ao utilizador torna-se interativo e digitalmente manipulável. A informação artificial sobre o ambiente e os seus elementos podem ser sobrepostos no mundo real.
Os vídeo jogos e os telemóveis estão à frente do desenvolvimento da realidade aumentada. Todas as pessoas, desde soldados, turistas ou alguém à procura do metro mais próximo, podem beneficiar da vantagem de terem gráficos gerados por computador no seu ângulo de visão.
A realidade aumentada está a mudar a forma como vemos o mundo, ou pelo menos a forma como quem a usa, o vê. Hoje em dia já é possível ir na rua e ter gráficos informativos que (com apoio áudio) nos indicam onde estamos ou para onde queremos ir.
É um tipo de realidade virtual que tem como objetivo duplicar o ambiente do mundo real em computador. O sistema de Realidade aumentada gera uma visão composta para o utilizador que é a combinação de uma cena real com uma virtual mas que adiciona à real mais informação. A cena virtual gerada por computador é desenhada para aumentar a percepção sensorial do utilizador do mundo virtual com que interage. O objetivo da realidade aumentada é criar um sistema em que o utilizador não consegue distinguir a diferença entre o mundo real e o aumento virtual dele. Hoje realidade aumentada é usada no entretenimento, treinos militares ou engenharia, entre outros.
Um exemplo de RA é o QR Code (significa Quick Response Code ou seja códigos de resposta rápida em 2D) que pode ser digitalizados e lidos por smartphones. Assim que são lidos pelo telemóvel direcionam-nos para websites, mandam-nos textos ou dão-nos direções através do Google maps, entre muitas outras coisas.
Com o boom dos smartphones esta aplicação tende a ganhar cada vez mais popularidade já que é  fácil de criar e mais fácil de usar.
Assim,  com a evolução tecnológica é possível usar sistemas que ajudam no combate à criminalidade ou outros que permitem que se façam combates reais a muitos quilómetros de distancia entre si (aeronaves não tripuladas).
E com o aumento do terrorismo tem havido a necessidade de usar estas novas tecnologias para combate-lo, assim têm sido criados sistemas de vigilância urbana que acaba por ser uma faca de dois gumes, pois também os cidadãos ficam à mercê daqueles que conseguem aceder aos seus dados pessoais.
Este mundo virtual é cada vez mais importante, trouxe uma mudança na forma de viver das pessoas, pois comunica-se cada vez mais e com menos impedimentos, sejam eles espaciais ou temporais, deu a possibilidade à sociedade de evoluir não como um grupo mas como “uma nuvem de contactos, amigos e informação que se dá por vezes mais importância do que ao nosso ambiente físico. “

A quantidade de informação a que estamos os sujeitos faz-nos estar ligados em permanência com grande sede em saber cada vez mais, o que por vezes conduz à falta de exigência. 
Assim, é muito importante ponderar e tentar fazer de todas estas novas tecnologias o melhor uso possível...

1 comentário:

  1. Prezada Cristina, Professora e demais colegas!
    Muito interessante a percepção da realidade aumentada! No seminário que fui sobre Museologia, em Lisboa, vi um trabalho de doutorado, que a estudante traz a proposta de levar para os museus, películas para que as pessoas possam ter acesso a capaz de produzir imagens e efeitos em 3D a partir de códigos em 2D dos objetos museológicos. Ela levou um exemplo e achei incrível!!! Essa tecnologia pode ser usada para tornar várias experiências do cotidiano muito mais divertidas. Na experiência que vivenciei, uma delas é a de ir ao museu. Esta forma de recreação, hoje em dia, está recebendo um grande reforço da realidade aumentada, que pode trazer novamente o interesse pelas antiguidades.
    Muito interessante o tema!!
    Até a próxima!
    Boas Festas!
    Att.
    Vanessa Luísa

    ResponderEliminar